As ondas de choque piezoelétricas extracorpóreas (ESWT) são um sistema de tratamento não invasivo de variadas patologias, com vários estudos do seu bom desempenho na área da urologia.
Estas ondas de choque provocam um estímulo mecânico capaz de induzir alterações bioquímicas em tecidos vivos, afetando várias funções celulares tais como crescimento, diferenciação celular, migração, síntese de proteínas, apoptose fisiológica e necrose tecidual. Novos estudos mostraram que a ESWT é capaz de estimular a produção endógena de lubricina em tendões e septos, com desempenho comprovado por vários estudos no tratamento de variadas patologias músculo-esqueléticas, quanto ao diagnóstico e tratamento de pontos-gatilho. ESWT é uma das poucas tecnologias médicas que podem tratar síndromes de dor crônica do sistema músculo-esquelético efetivamente, iniciando processos de auto cura.
As ondas de choque Piezo Wave da Richard Wolf têm vários elementos inovadores, dos quais as ondas de choque focadas são um elemento importante no tratamento destas patologias. A tecnologia das ondas de choque focadas, permitem um alinhamento perfeito para que seja possível tratar uma área específica com grande precisão, e permitem tratar um ponto de foco específico. Esta tecnologia de “foco direto” da onda de choque piezo elimina a necessidade de refletores adicionais, resultando num design compacto de fonte de terapia, um formato preciso e zona focal bem definida. A terapia praticamente indolor é silenciosa e os níveis de energia podem ser ajustados livremente com quase nenhum efeito adverso no tamanho da zona focal, permitindo pressões de pico até 82MPa, dependendo da patologia a tratar. A tecnologia piezo shockwave é extremamente durável.
Na disfunção erétil, as ondas de choque piezoelétricas, têm bom desempenho comprovado em estudos médicos (Arch Ital Urol Androl, 2019) na neovascularização, redução de inflamação e regeneração de tecidos o que levou a processos de melhoria geral nesta patologia.
A síndrome de dor pélvica crónica é uma condição complexa e cujo processo de cura e tratamento muitas vezes envolve equipas multidisciplinares, a utilização da ESWT é um dos sistemas de terapêutica propostos, com resultados muito satisfatórios comprovados. Estudos recentes desta terapêutica em pacientes com dor pélvica crónica (Prostate International, 2023) reportam a melhoria da qualidade de vida e redução de dor crónica em vários pacientes com esta condição.
Para saber mais sobre a utilização das ondas de choque piezoelétricas em Urologia, clique aqui.