As hérnias abdominais podem ocorrer por fraqueza dos músculos abdominais e por efeitos de cirurgia abdominal anterior, cuja taxa de incidência é comprovadamente superior em casos de intervenções de emergência (Bravo Salva et. al, 2020).
Os implantes DynaMesh-CICAT são desenhados para o reforço e reconexão dos tecidos e estruturas da parede abdominal como parte do tratamento cirúrgico de hérnias epigástricas, hérnias umbilicais e hérnias incisionais e também como prevenção das hérnias incisionais.
A utilização de redes cirúrgicas para reparação e prevenção de hérnias está bem estudada e documentada (García Ureña et. al, 2019) sendo que as redes de PVDF (tal como a rede CICAT Dynamesh) são comprovadamente as mais biocompatíveis e seguras, até em casos de infeção activa (Birolini et. al, 2022).
As principais vantagens das redes Dynamesh-CICAT incluem:
– Menor taxa de infeção, maior biocompatibilidade e resistência graças ao material inovador PVDF
– Engenharia têxtil de ponta, com graus de elasticidade especialmente adaptados à anatomia e biomecânica da parede abdominal para máximo conforto do paciente e melhoria da qualidade de vida
– Ótimo manuseamento e estabilidade na utilização graças à superfície antiderrapante
– Sinalização orientadora na própria rede para maior facilidade no posicionamento
– Versatilidade de formatos para variedade de aplicações (desde hérnias umbilicais, incisionais, epigástricas e prolapsos)
-Tecnologia CICAT Visible – redes desenvolvidas com tecnologia de polímeros que permitem que a rede seja detetada em ressonância magnética o que permite verificar o seu posicionamento